CURTA-METRAGEM
ARGUMENTISTA
COORDERNADOR DE ARTE
EDITOR
SOBRE O PROJETO
Esta é uma curta independente de terror e nasceu como resposta ao inchar da cultura incel. A ideia era a de pegar em velhos clichés colados ao male gaze e virá-los do avesso: o que era antes retratado como um olhar cúmplice foi transformado numa sensação constante de desconforto. O propósito foi o de retratar a mulher não como um objeto passivo de desejo, mas sim numa presença dominante e intocável, quase ameaçadora.
A história segue Chico, rapaz de ar desleixado, agarrado à fantasia de conquistar a sua vizinha, Clara. Vê-a passar no corredor, no elevador, na garagem. Vê-a mais do que a conhece. Num surto de confiança, atreve-se a abordar Clara e o que se segue é apenas sugerido: um encontro, talvez sexual, talvez projetado. No dia seguinte, quando reencontra a vizinha, esta nega tal ocasião. Chico é então forçado a confrontar a própria realidade, com uma série de visões aterradoras que o levam ao canto mais sombrio da sua mente.
O filme parte de um argumento meu e foi realizado pelo Pedro M. Afonso. Foi o primeiro projeto de ficção produzido pelo coletivo @asgthing. Eu assinei também a Coordenação de Arte e a edição. A visão era clara: criar a sensação de um sonho febril, um pesadelo nebuloso do qual não se acorda. Recorremos a uma estética agarrada aos anos 80 e ao cinema de série B, não por nostalgia, mas por um exagero calculado que sublinha a estranheza da mente de Chico, preso a ideias velhas que se recusam a morrer.
Estreou em 2023 como Seleção Oficial do MOTELX, o Festival Internacional de Cinema de Terror em Lisboa, e passou pelos festivais Caminhos do Cinema Português, Leiria Film Fest, YMOTION e Entre Olhares. Agora, está disponível no Film Twist, o primeiro serviço de streaming em Portugal dedicado ao cinema fantástico e de culto.









